domingo, 19 de fevereiro de 2012

Unhas ombré dão um colorido diferente às mãos

Das semanas de moda aos salões moderninhos, a técnica vira hit. Veja como conquistar o efeito degradê com esmaltes

Até o ano passado, a palavra ombré, que significa “sombreado” em francês, era associada automaticamente aos cabelos com mechas clareadas em degradê. Agora o ombré também tem vez nas unhas. Seja pintando cada uma com um tom ou misturando vários deles em uma unha só, o objetivo é brincar com efeitos diversos.

Existem algumas técnicas para fazer o ombré. A mais simples consiste em escolher uma cor, rosa, por exemplo, e pintar cada unha de um tom diferente, do mais claro para o mais escuro ou vice-versa. Você pode escolher cinco esmaltes diferentes, ou, para garantir um degradê bem harmônico, fazer sua própria misturinha.

A blogueira Bianca Fischer, do blog “Loucas por Esmalte”, dá a dica: “Se você pegar um esmalte escuro, é só ir colocando branco que ele vai clareando. Coloque aos poucos e vá misturando, a ideia é deixar a diferença gradual, então tem que ser aos pouquinhos e é feito a olho. Quando você pinta do mais claro para o mais escuro, é só pegar um esmalte branco e ir pingando a cor que quiser”.
Mais sofisticada, a técnica chamada também de unhas gradiente faz a passagem de tons em uma unha só. Depois de pintar a unha toda com um esmalte, os outros tons são aplicados gradualmente com uma ou duas esponjas. A manicure Rosana Tomé, que trabalhou no lounge da Risqué na última edição do São Paulo Fashion Week, usa três cores de esmaltes e dois tipos diferentes de esponja: uma similar às esponjas de limpeza, que é mais aberta, outra das que são usadas para aplicar maquiagem, mais fechada. 
“Depois de esmaltar a unha normalmente, passe outra cor de esmalte na esponja mais aberta e aplique na unha dando batidinhas. A segunda cor de esmalte deve ser aplicada da ponta para o meio da unha, com o cuidado de não criar linhas definidas. Depois, com a esponja de maquiagem, que é mais fechada, aplique a terceira cor também da ponta em direção ao meio da unha. No fim é essencial passar extrabrilho”, explica Rosana.

Se parece complicado demais combinar muitos tons em uma unha só, você pode fazer o ombré com glitter. O resultado fica melhor se você concentrar mais glitter na pontinha, e menos em direção à base. Jack Cardoso, sócia do nail bar Cosmopolish, em São Paulo, explica: “esmalte a unha normalmente. Daí pegue um esmalte com bastante glitter, como o ‘Glitter Forte’ da Hits Speciallitá, e faça uma inglesinha - a francesinha colorida - bem forte. A terceira etapa é com um esmalte com glitter normal, com menos partículas de brilho. Pinte as unhas no sentido inverso: da ponta para a base, e finalize com um extrabrilho, para deixar a superfície das unhas uniforme.

Nenhum comentário:

Postar um comentário